sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A VERDADE, A MENTIRA, O FOGO E A ÁGUA

A verdade, a mentira, o fogo e a água estavam viajando juntos quando avistaram um rebanho de gado abandonado. Discutiram a questão e chegaram à conclusão de que seria melhor dividir o rebanho em quatro partes iguais para cada um. Infelizmente, a mentira, gananciosa, arquitetou um plano para ficar com a maior parte, ou todas as partes.
- Ouça o meu conselho - sussurrou ela, para a água - O fogo está planejando queimar toda a relva das suas margens para conduzir seu gado pela planície e ficar com os animais só para si. Se eu fosse você, acabaria com ele e assim repartiríamos a parte dele entre nós.
A água foi toda o suficiente para acatar o conselho da mentira e lançou-se sobre o fogo até apagá-lo. Em seguida, a mentira dirigiu-se para a verdade, dizendo:
- Veja só o que fez a água! Acabou com o fogo para ficar com o gado dele. Não deveríamos associar-nos a alguém assim; deveríamos, ao contrário, pegar todo o gado e partir para as montanhas. A verdade acreditou nas palavras da mentira e concordou com seu plano. Juntas, levaram todo o gado para as montanhas.
- Esperem por mim - disse a água, correndo no seu encalço, mas é claro que não conseguiu correr morro acima e assim, foi deixada para trás, no vale. Ao chegarem no topo da montanha mais alta, a mentira virou-se para a verdade e disse com uma gargalhada:
- Consegui enganá-la, sua idiota; agora, você vai me dar todo o gado e será minha escrava ou, então, eu a destruirei.
- Ora essa - disse a verdade, você pode até ter me enganado, mas eu jamais serei sua escrava. Depois da discussão as duas brigaram violentamente, sem, contudo, nenhuma vencer completamente a outra. Resolveram então chamar o vento para dizer quem seria a vencedora. O vento subiu a montanha e sentenciou:
- A mentira vai aparecer por toda a vida, em quase todas as situações, mas a verdade deve estar sempre pronta para lutar contra ela; somente assim o mundo terá sentido, e só assim o equilíbrio, a justiça e a harmonia triunfarão. (Gabi)